
Revista
Happy Science
Ciência da Felicidade - Edição 174
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Esta palestra
é sobre a essência da gestão baseada no tempo. A administração
tem vários pontos importantes. Antes de tudo: O que significa administração
ou gestão? Significa ganhar dinheiro? Não exatamente. Significa
lidar com gente? Esta resposta está cinquenta por cento correta,
mas ainda não totalmente. A administração ou gestão
procura produzir valores a partir dos recursos de uma empresa. Um mais
um são dois; um mais um e mais um são três. Porém,
no mundo da administração, um mais um podem ser cinco, seis,
dez ou cem. Quem aprende este método é capaz de produzir
muitos valores e de acrescentar algo a este mundo, por estar vivendo aqui.
Isto é gestão.Isto é administração.
Esse tipo de
pensamento também se aplica à religião. A Happy Science
tem muitos adeptos, mas ela não produziria muito valor se cada
membro trabalhasse isoladamente. Quando trabalham juntos, formando um
grande espírito cooperativo, ou seja, participando de um desejo
comum e colaborando entre si, vocês criam resultados miraculosos
mediante este esforço. Isto também é gestão,
pois contém muitos elementos.
No entanto,
esta palestra se intitula Gestão baseada no tempo e
focaliza o tempo. Pois bem, o que é gestão baseada no tempo?
Em primeiro lugar, você deve fazer um esforço cotidiano.
Deve criar regras próprias. Por exemplo, ao acordar, pode estabelecer
como norma assistir televisão, ouvir rádio ou um CD em língua
estrangeira ou então, memorizar palavras, ler bons livros baseados
na vida real ou nas palavras reais da Verdade de Buda. É importantíssimo
criar costumes e hábitos próprios.
Pense no valor
do tempo. O tempo é inestimável. Tempo é dinheiro,
diz o velho ditado de Benjamin Franklin, dos Estados Unidos. No entanto,
hoje em dia, o tempo vale mais que o dinheiro. Convém preferir
o tempo ao dinheiro porque, embora haja muito dinheiro no mundo, o tempo
de que dispomos é restrito ou limitado. Todos dispomos só
de 24 horas por dia. A maneira como você utiliza estas 24 horas,
transforma-o em uma pessoa importante ou não: uma pessoa comum
e corriqueira ou um grande homem como um presidente, um sr. presidente.
Ou, em um empregado, um chefe ou um gerente-geral.
O que decide
o tipo de pessoa que você será é o seu modo de empregar
as 24 horas do dia. Portanto, antes de tudo, construa planos ou hábitos
cotidianos. Em segundo lugar, descubra a importância e o valor do
tempo. O tempo é mais precioso e essencial que o dinheiro. Dinheiro
a gente encontra em qualquer lugar do mundo. Por exemplo, é possível
tomar emprestado um milhão em dinheiro, ou um bilhão, ou
até mais. No entanto, é impossível tomar emprestado
o tempo de quem quer que seja. Tempo cada um só tem o seu: 24 horas
por dia. Como a vida da maioria das pessoas não dura mais do que
20 mil dias, convém empregar este tempo com muita seriedade, não
o desperdiçando, jogando-o no lixo. Isto é importantíssimo.
O tempo é mais importante que o dinheiro, seja um, dez, um milhão
de dólares ou mais. Eu mesmo me empenho muito em administrar o
meu tempo. Este é o segredo do meu sucesso. O segredo do meu sucesso
é a maneira como emprego o tempo.
Agora vou lhe
ensinar a ser amigo do seu tempo diário ou do seu dia. Em primeiro
lugar, mantenha cotidianamente um registro de todo o seu tempo. Em quê
você emprega seu tempo? Talvez não saiba ao certo, talvez
desperdice muito tempo, por isso é recomendável manter um
registro do seu tempo e consultálo. Este é o primeiro passo.
Ao checar suas anotações, você vai encontrar lacunas
no seu tempo diário. Eu digo que é possível eliminar
certas atividades e ganhar tempo. Por exemplo, se for um executivo ou
presidente de uma empresa, você acredita que deve beber toda noite
com os amigos e colegas de outras empresas, que precisa se encontrar com
eles para tomar um drinque. Ou então, sua secretária agenda
festas, coquetéis e afins. No entanto, verifique se isto é
essencial ou não. Se não for essencial ou importante para
você, esqueça estes compromissos ou mande alguém no
seu lugar. Este é o ponto de partida da administração.
A gestão
adequada produz tempo, portanto proteja o seu tempo contra a invasão
dos outros. As decisões mais importantes são tomadas no
tempo em que você passa sozinho. Portanto, para ser um alto executivo,
procure passar um tempo a sós para refletir e enfocar as questões
importantes do seu setor ou da sua empresa. Isto é importantíssimo.
O tempo quando ninguém o importuna tem grande relevância.
Procure preservar esse período de solidão. É nele
que você pode receber sabedoria do Céu ou do seu próprio
interior. A solidão é a mãe da sabedoria, por isso
convém reservar algum tempo diário para ficar sozinho. Trata-se
de uma condição essencial para os administradores. Ninguém
vem a ser um alto executivo ou presidente se for muito trabalhador
e viver ocupadíssimo diariamente. É preciso produzir alguma
sabedoria. E a sabedoria requer solidão, consideração
e enfoque. É preciso ficar sozinho nesse intervalo, portanto, reduza
o tempo dedicado a coisas sem grande importância. Outro modo de
ganhar tempo (para si) consiste em retirá-lo do trabalho. Se você
não precisa fazer o trabalho pessoalmente, nomeie outra pessoa
para substituí-lo.
As
decisões mais importantes são tomadas no tempo em
que você passa sozinho.
A solidão
é a mãe da sabedoria, por isso convém reservar
algum tempo diário para ficar sozinho.
Trata-se
de uma condição essencial para os administradores.
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O mais importante
na gestão baseada no tempo é fazer com que o tempo seja
um executivo. Convém escolher o trabalho mais importante
e deixar o menos importante para os subordinados. Isto gera tempo. Outro
ponto consiste em reduzir o tempo com o qual você se ocupa num único
tema. Tudo no que se ocupa muito, lhe rouba tempo. Por exemplo, a tomada
de decisão ou a leitura de relatórios decisivos às
vezes lhe toma uma hora, mas você pode reduzir este período
para trinta minutos ou até mesmo dez minutos. Para tanto, procure
dominar a leitura dinâmica. Neste caso, você precisa ter dois
tipos de visão. Não me refiro aos olhos, literalmente, e
sim a ter um olhar firme e o outro, flexível. Firme é o
olhar tal como você normalmente aprecia as paisagens e o rosto das
outras pessoas. No entanto, há um olhar diferente: o flexível.
Este é, por exemplo, quando olho para você, embora julgue
ser a única coisa que estou olhando, vejo suavemente ao mesmo tempo,
todas as pessoas a sua volta. Este é o significado de olhar flexível
ou suave.
Por exemplo,
quem joga tênis precisa destes dois olhares. No tênis, a bola
se aproxima, o jogador a observa e então a rebate com a raquete.
Porém, o tênis não se limita a isto. O tênis
requer dois olhares. Um deles é o olhar firme, que o tenista usa
para rebater a bola. O outro olhar utiliza para ver a quadra, pois ele
precisa enxergar a bola e os outros jogadores, seus olhos, seus pés,
sua velocidade, o comprimento da quadra, quanto tempo o adversário
vai demorar para dar a raquetada, etc. O tenista precisa enxergar toda
a quadra e, para isso, depende do olhar flexível. Este olhar também
se assemelha à vista aérea. Ter uma visão aérea
é olhar do alto para toda a organização, a sociedade,
o país ou para esta terra e enxergar a situação geral.
Saiba que você precisa desses dois tipos de visão. Se tiver
tanto um olhar firme quanto um olhar flexível, você pode
ler os documentos decisivos e distinguir o importante do secundário.
Algumas vezes, precisa ler as palavras exatamente, inclusive o que está
nas entrelinhas, mas em outras vezes, basta correr os olhos pelo documento
e ver do que se trata. É preciso ser capaz de realizar estes dois
tipos de leitura. Isto ajuda a poupar tempo. O mais importante (é)
não é usar o seu tempo para fazer determinada coisa, e sim
usá-lo para refletir sobre certas questões. Isto é
importantíssimo.
Além
disso, quero abordar outro aspecto da gestão baseada no tempo.
Seja qual for o horário em que você sai do trabalho, não
pense que a sua jornada chegou ao fim. Reflita sobre o dia trabalhado
e planeje a jornada seguinte. E na manhã do outro dia, quando começar
a trabalhar, anote o que pretende fazer. Faça a lista das coisas
que precisam ser feitas e, a seguir, decida qual delas tem prioridade
máxima, qual é a seguinte em importância, e assim
por diante. É suficiente uma lista de seis itens. Ao iniciar o
trabalho pela manhã, por favor, anote a sua meta no dia e liste
as prioridades no trabalho. Isto lhe renderá tempo. E depois, permita-se
conservar a paz de espírito porque você se empenha naquilo
que tem prioridade máxima, de modo que não será um
grande problema se não completar o seu programa ou agenda. Como
já concluiu a questão altamente prioritária, a segunda
e a terceira da lista, mesmo que restem cinco ou seis problemas a serem
resolvidos, são os de menor importância e podem ficar para
o dia seguinte. E, no dia seguinte, basta averiguar uma vez mais: Qual
deles tem prioridade máxima? É assim que se ganha
tempo, que se tem sucesso no trabalho e que se obtém uma promoção.
Faça
o possível para poupar tempo e então, agregue valores
sem nunca perder a paz de espírito. Quem tem paz de espírito,
diariamente, é uma pessoa competente.
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Se possível,
procure fazer várias coisas ao mesmo tempo. A maioria das pessoas
não o consegue, portanto, tente fazer uma coisa em pouquíssimo
tempo, depois outra em pouquíssimo tempo, depois a terceira em
pouquíssimo tempo. Isto é quase o mesmo que realizar vários
trabalhos paralelos. Os administradores competentes conseguem fazer muitas
coisas ao mesmo tempo. Se você os observar com atenção,
verá que eles decidem tudo de uma vez, muito rapidamente, por isso
dão a impressão de fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Na realidade, fazem só uma coisa de cada vez, mas a realizam em
tão pouco tempo que parecem fazer cinco ou seis coisas ao mesmo
tempo. Este é o segredo, é assim que se torna um executivo
ou presidente.
Faça
o possível para poupar tempo e então, agregue valores sem
nunca perder a paz de espírito. Quem tem paz de espírito,
diariamente, é uma pessoa competente. Se você não
for competente, passa o dia todo ocupado e não tem paz de espírito.
Portanto, seja pacífico e tolerante com os outros. Quando lhe pedirem
alguma coisa, por favor, aceite o trabalho de modo pacífico e tolerante.
Então você se tornará uma pessoa de talento. Seja
tolerante com os demais.
Não
se concentre somente em si. Isso é muito importante. Se puder praticar
a gestão baseada no tempo, você terá tempo suficiente
todos os dias e será bom para os outros. Almeje, diariamente, atingir
objetivos mais elevados e deixe o seu trabalho para os subordinados. Este
é o caminho do sucesso, a estrada real do sucesso. Por favor, tenha
em mente o que eu disse. Esta foi uma palestra sobre a gestão baseada
no tempo.
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