Tema em Foco - Ensinamentos do Mestre Ryuho Okawa
Excertos do capítulo seis: Princípio do Conhecimento do livro “The Science of Happiness””
 
Adquirindo uma Consciência mais Elevada
 

Revista Happy Science
Ciência da Felicidade - Edição 178

A Importância da Busca Intelectual
O aprendizado está estreitamente ligado à razão por que nos foi concedida a vida eterna. Em primeiro lugar, perceba que Deus valoriza o aprendizado e nos concedeu a capacidade de aprender para utilizá-la como instrumento de desenvolvimento. Se aprender não fosse importante, não haveria por que reencarnarmos incontáveis vezes ao longo de milhares, dezenas de milhares ou até milhões de anos.

Então, que significado Deus confere ao aprendizado? O segredo está no fato de que cada um de nós é um indivíduo único. Cada indivíduo é uma criação artística de luz, brilhante e multicolorida como um arco-íris depois da chuva. Existe um ser supremo que considera maravilhoso criar essa diversidade artística de luz. Espera-se que cada alma individual use suas próprias tendências e personalidade para aprender.

Por que precisamos aprender tanto? Por que o aprendizado é considerado tão bom? Precisamos ponderar sobre essa questão no contexto da vida diária. Por que você está lendo este livro? Você seria capaz de encontrar uma resposta clara? Quer você seja capaz ou não, é importante.

A todas as pessoas são dados certos problemas para serem resolvidos de acordo com determinadas circunstâncias individuais, e você tem que resolver essas questões por si próprio. Poderá encontrar pessoas que lhe dêem conselhos mas, no final, ninguém, além de você, poderá resolver seus problemas. Não há dúvida de que você tem preocupações e desafios que está tentando solucionar e usar como trampolim para um melhor desenvolvimento em sua vida. Talvez você tenha expectativas de encontrar, no meu livro, algumas dicas sobre como solucionar os seus problemas.

 
“O aprendizado está estreitamente ligado à razão por que nos foi
concedida a vida eterna. Em primeiro lugar, perceba que Deus valoriza
o aprendizado e nos concedeu essa capacidade
para utilizála como instrumento de desenvolvimento.”
 
Cada pessoa recebe um caderno de exercícios com problemas a serem resolvidos na vida. Precisamos por nós mesmos solucionar os nossos problemas, mas podemos obter boas idéias de pessoas que ainda estão vivas e dos escritos daqueles que já se foram. As pessoas estão sempre em busca de informações sobre como levar uma vida melhor e, apesar de Deus esperar que completemos o nosso caderno de exercícios por nós mesmos, ele ainda assim nos dá algumas dicas. Podemos também encontrar pessoas que se tornam nossos professores ou que, pelo menos, nos dêem dicas nos momentos oportunos; isso pode acontecer em casa ou em outro lugar. Encontrar dicas que nos ajudem a resolver nossos problemas é o ponto de partida para o aprendizado.

O que é consciência?
O que acontecerá depois de recebermos dicas para nos ajudar a resolver problemas de nossa vida? Qual será o resultado em colecioná- las? Se só servirem para nos confundir, não servem para nada.

O objetivo do aprendizado é uma consciência mais elevada. O segredo para se viver feliz e desfrutar do desenvolvimento por meio de ideais superiores é ter uma consciência mais elevada, ou uma perspectiva mais elevada. Ter uma consciência mais elevada significa que você tem a chave para solucionar vários problemas na sua vida. Geralmente é fácil para você encontrar soluções para os problemas que as crianças enfrentam, mas é muito mais difícil ajudar a resolver os problemas daqueles que se encontram em situações parecidas com a sua, pois não há diferença entre o seu nível de consciência e o deles.

As pessoas que possuem uma perspectiva mais elevada podem resolver facilmente os problemas daqueles que não atingiram ainda esse nível; essa é a razão por que as pessoas buscam por um mestre que tenha uma compreensão mais elevada. Uma pessoa presa a um torvelinho de sofrimento, envolvida numa batalha de vida e morte, é geralmente incapaz de ver a causa de tamanha dificuldade. Aqueles que são reconhecidos como mestres têm um nível mais elevado de consciência e podem tanto entender as causas de um problema quanto usar os exemplos do passado para ajudá-los a resolvê-lo. Aqueles que enxergam as coisas conforme a lei de causa e efeito podem apontar de imediato a razão que impede alguém de escapar do sofrimento.

Há um filósofo francês, Alain*, que tinha consciência de importantes Verdades. Eis alguns exemplos, extraídos de seu livro, On Happiness.

Um bebê estava chorando muito e ninguém sabia o que fazer. Os pais do bebê se perguntavam o que haveria de errado com ele, se o bebê queria leite, se estava com frio ou com calor, ou se estava doente, e acabaram levando o bebê ao médico. O médico não descobre nada de errado com a criança e os pais ficaram completamente perdidos. Mas depois, a causa do problema se revela muito simples – era um alfinete aberto na blusinha do bebê. Ele estava chorando porque o alfinete estava causando dor, mas, inconscientes disso, os adultos imaginam muitas causas possíveis.

Uma outra parábola é sobre o que aconteceu no antigo reino da Macedônia, na Grécia, onde havia um cavalo selvagem que ninguém conseguia montar. As pessoas não entendiam a aflição do cavalo, por isso pensavam que ele era violento por natureza e impossível de controlar; e procuravam por alguém corajoso o suficiente para treiná-lo. Embora isso fosse considerado um grande desafio, certo homem obteve sucesso com muita facilidade. Só ele foi capaz de perceber que o cavalo era violento porque tinha medo da própria sombra. O problema era o hábito do cavalo de olhar para baixo e ver sua sombra; não sabia o que era aquilo e se apavorava com ela. Quanto mais o cavalo se agitava, em fúria, mais a sombra se agitava também, criando padrões estranhos e terríveis. Quando o homem colocou os arreios no animal e os apertou bem, de modo que não conseguisse mais olhar para a sua sombra, ele se acalmou. A solução não foi eliminar a sombra, mas simplesmente impedir que o cavalo a visse.

Assim como Alain ilustra nessas histórias, as maiores dificuldades da vida originam-se da incapacidade de vermos a causa básica de um problema. A causa pode ser inesperadamente simples, como um alfinete na roupa ou o medo de sombras. Dificuldades aparentemente grandes, envolvendo dinheiro, negócios, saúde ou a família, podem ter causas simples. Como não percebemos isso, ficamos confusos e sem saber o que fazer.

Primeiro, precisamos encontrar o “alfinete” ou a “sombra” do nosso problema. Para isso, precisamos nos afastar de qualquer idéia fixa que tenhamos e olhar o problema de uma perspectiva mais elevada. Então descobriremos nossos pontos cegos. Uma consciência mais elevada é essencial para se fazer isso, e você pode obtê-la por meio do aprendizado.

Aqueles que aprenderam muito nas encarnações passadas têm um nível de consciência mais elevado. Uma pessoa de nível espiritual superior tem uma consciência mais elevada, com maior compreensão dos sentimentos e preocupações de um número maior de pessoas e a capacidade de ajudá-las a resolver seus problemas. Não importa quantos livros você tenha lido, a menos que desenvolva uma consciência mais elevada por meio dessas leituras, não conseguirá entender essas coisas. Aqueles que buscam informações úteis para ajudá-los a resolver os problemas da vida digerem-nas, formam os seus próprios pensamentos e idéias podendo compreender instantaneamente as preocupações dos outros e ajudá- los a resolvê-las. A proposta básica do aprendizado é alcançar um nível superior de consciência. Você precisa desenvolver a capacidade de ver instantaneamente que um bebê está chorando porque um alfinete o está machucando, e não porque quer leite ou está doente; ou ver que o cavalo não é violento por natureza, mas simplesmente tem medo da própria sombra.

 
“Primeiro, precisamos encontrar o “alfinete” ou a “sombra” do nosso problema.
Para isso, precisamos nos afastar de qualquer idéia fixa que tenhamos e
olhar o problema de uma perspectiva mais elevada.
Então descobriremos nossos pontos cegos.
 

Adquirindo uma consciência mais elevada
Na medida em que enfrentamos nossos problemas na vida, nunca podemos parar de empreender esforços constantes para alcançar uma consciência mais elevada. É por isso que precisamos estudar uma grande variedade de assuntos diferentes.

Uma das razões dos meus muitos livros é proporcionar a você a maior quantidade possível de material para elevar sua consciência. Ao ler livros contendo pensamentos de alto nível de homens e mulheres sábios, às vezes você poderá facilmente encontrar soluções para os seus problemas. Essas coletâneas de pensamentos são guias que o ajudam a solucionar os problemas que enfrenta na vida. Precisamos fazer uso de toda experiência e de todo o nosso conhecimento para elevar o nível da nossa consciência; esse é precisamente o objetivo do nosso aprimoramento espiritual na Terra.

Eu ensino que o mundo espiritual é composto de diferentes estágios ou dimensões: a quarta, a quinta, a sexta, a sétima, a oitava e a nona dimensão. A diferença entre essas dimensões não está no status social ou na reputação da pessoa, mas no seu nível de consciência. Quanto mais elevada a consciência que alcançamos, mais ampla é a perspectiva pela qual vemos o mundo, e mais profunda a nossa compreensão sobre os outros e da vontade de Deus. A reencarnação nos dá habilidade para ter ainda mais experiências que servem para aumentar nosso entendimento.

Quando você enfrenta problemas ou situações difíceis, a atitude mais sábia é tentar descobrir uma nova fonte de consciência. Você precisa fazer um esforço para entender as suas tendências claramente, entender a maneira como você pensa sobre uma situação em particular. Tente encontrar uma solução com muito mais rapidez da próxima vez que passar por um problema semelhante. Se foi preciso uma semana para que você solucionasse um determinado problema, da próxima vez faça um esforço para resolvêlo em um dia, uma hora, um minuto ou até um segundo.

O esforço é uma força motriz por trás do desenvolvimento da cultura humana. A cultura é criada por meio do acúmulo de esforço humano. Sem as realizações acumuladas da humanidade, não haveria uma base para a criação de uma nova cultura pelas gerações seguintes. O desenvolvimento é baseado na cultura deixada por aqueles que vieram antes de nós, por isso pode-se dizer que a cultura é um acúmulo de consciência humana.

Deixe-me repetir dois pontos principais de que tratei até agora. Primeiro, nunca se engane sobre o aprendizado; seja honesto e imparcial e continue a explorar até que esteja realmente convencido sobre uma idéia. Essa atitude é a base do aprendizado.

Segundo, o objetivo principal do aprendizado é alcançarmos um nível mais elevado de consciência. A partir dessa perspectiva, você será capaz de entender o significado do aprimoramento espiritual na Terra. Quando enfrentar dificuldades na vida, não desanime e nem esgote suas forças; em vez disso, aprenda novas lições continuamente, para que se torne capaz de ver instantaneamente o “alfinete” ou a “sombra” num problema, e eleve o nível de sua consciência em um ou dois degraus acima.

 
“Precisamos fazer uso de toda experiência e de todo
o nosso conhecimento para elevar o nível da
nossa consciência; esse é precisamente o objetivo
do nosso aprimoramento espiritual na Terra.”
 
Índice
Revista 194:
A Verdadeira Causa do Câncer
Revista 193:
Visita do Mestre à Índia e ao Nepal
Revista 192:
O Caminho para a Saúde Perfeita
Revista 191:
Como Cultivar a Prosperidade
Revista 190:
Ciclo de Palestras do Mestre no Brasil
Revista 189:
Os Métodos de Autoreflexão
Revista 188:
Provações e Independência da Criança
Revista 187:
Seja Infinitamente Amável
Revista 186:
A Maturidade Espiritual
Revista 185:
Sinta o Milagre
Revista 184:
O Caminho da Saúde Definitiva
Revista 183:
Enfrentando os Mares Turbulentos do Destino
Revista 182:
Atrair Novas Ideias & Aprender no Trabalho
Revista 181:
Encontrar a Felicidade na sua Família
Revista 180:
Viver Criativamente
Revista 179:
Utopia no Coração
Revista 178:
Adquirindo uma Consciência mais Elevada
Revista 177:
Os Estágios do Desenvolvimento do Amor
Revista 176:
O Caminho do Sucesso
Revista 175:
Enfrentando a Depressão
Revista 174:
Gestão Baseada no Tempo
Revista 173:
Viver para Amar
Parte 2
Revista 172:
Viver para Amar
Parte 1
Revista 163:
Como superar o Perfeccionismo
Revista 162:
Como vencer a doença
Revista - Maio de 1997
Sinalização para a Felicidade - Parte II
Revista - Abril de 1997
As Circunstâncias Espirituais de uma Guerra
Revista - Abril de 1997
Sinalização para a Felicidade - Parte I
Revista - Março de 1997
Como evitar espíritos obsessores
Revista - Março de 1997
O Prelúdio da Nova Era
Revista - Janeiro de 1997
O Correto Conhecimento do Mundo Espiritual
Revista - Janeiro de 1997
Um Dia, Uma Vida
   
Templo Happy Science
Rua Domingos de Morais, 1154 - Vila Mariana - SP
Tel: (11) 5088-3800
© Copyright 2009 ~ 2017
53 usuários online