Tema em Foco - Ensinamentos do Mestre Ryuho Okawa
Excertos do capítulo sete: Princípio da Utopia do livro “The Science of Happiness”
 
Utopia no Coração
 

Revista Happy Science
Ciência da Felicidade - Edição 179

O primeiro princípio para se criar um mundo ideal – Utopia no Coração
O primeiro estágio na criação de um mundo ideal é possuir o domínio do reino interior. Por isso, estabeleci os quatro princípios da felicidade: amor, conhecimento, reflexão e desenvolvimento. Esse ensinamento é uma interpretação moderna do Budismo, que enfoca a busca individual da iluminação.

A criação da utopia começa com o princípio do coração e com os ensinamentos sobre o coração. Por que você encarna em várias eras diferentes e atua numa variedade de papéis? Se você quisesse encarnar como um rei, poderia ter encarnado como rei em todas as vidas, mas no curso de muitas encarnações diferentes ninguém opta por ser membro da realeza todas as vezes. As pessoas assumem papéis diferentes à medida que trilham o caminho da iluminação. Às vezes elas nascem reis, outras vezes nascem mendigos, cidadãos de classe média e assim por diante.

Existe uma lei fundamental, um importante princípio guia que está em vigor em todo o universo: “Independentemente do seu ambiente, controle o seu reino interior e estabeleça um mundo perfeito em seu próprio coração”. Essa lei implícita permanece inalterada ao longo de toda a longa história da raça humana.

Como você pode criar um mundo ideal em seu coração neste exato momento? O que você precisa fazer para trazer para mais perto o Reino de Deus sobre o qual Jesus ensinou? Você precisa ao menos conhecer a vida e os pensamentos das pessoas que conseguiram ter o domínio sobre o Reino Divino interior.

 
“Independentemente do seu ambiente, controle o seu reino interior
e estabeleça um mundo perfeito em seu próprio coração.”
 

Para mostrar quais são os tipos de pensamento necessários para se ter o controle sobre o Reino Divino em seu interior, venho publicando muitos livros sobre a Verdade. Em meus livros, dou exemplos sobre os tipos de pensamentos e atitudes que conduzem ao céu. Examine a maneira como você pensa e vive à luz da Verdade. Se sentir que seus padrões de pensamentos estão de acordo com a Verdade, você é um bem-aventurado e pode continuar a viver da mesma maneira.

Infelizmente, muitas pessoas ainda não alcançaram esse nível. Imagine se você morrer neste exato instante e se tornar um ser espiritual; que lições aprendeu nesta vida que poderia transmitir a outras pessoas? Você seria capaz de dizer alguma coisa importante, alguma coisa de valor? Nos meus livros, apresento maneiras ideais de viver que servem de modelos para você seguir.

 
“Para mostrar quais são os tipos de pensamento necessários para se ter o controle sobre o Reino Divino em seu interior, venho publicando muitos livros sobre a Verdade ... dou exemplos sobre os tipos de pensamentos e atitudes que conduzem ao céu.”
 

Determinação para uma mudança interior
Depois de estudar os exemplos que você possa seguir, o próximo desafio é encontrar o seu próprio caminho. Primeiro, olhe para dentro de si e pergunte se você tem vontade de mudar a si mesmo. Esse é o ponto de partida, como também um pré-requisito para se tornar membro da Happy Science. A busca pelo Correto Coração é muito importante em nossa instituição. Muitas pessoas acreditam que estão agindo da maneira correta, mas elas só têm uma compreensão superficial. Você realmente deseja transformar o seu coração?

Atualmente, muito poucas pessoas vivem em total harmonia com a vontade de Deus. Na verdade, a maioria das pessoas não vive assim. Se esse for o caso, para explorar o Correto Coração naturalmente será necessária uma autotransformação. Você está disposto a corrigir a maneira como pensa e se comporta, e a fazer mudanças tão logo enxergue seus erros? Se estiver satisfeito com o jeito como você é agora, e não consegue ver a necessidade de mudar ou de melhorar a si, então você ainda não chegou nem mesmo ao seu ponto de partida.

A busca pelo Correto Coração não é, de maneira alguma, apenas uma ideia abstrata; é preciso ter o desejo de mudar e fazer esforços para se obter uma autotransformação. Você tem vontade de mudar suas atitudes? Se não tem, sinta-se convidado a se retirar da Happy Science; nossos ensinamentos não são para aqueles que não têm intenção de se aperfeiçoar. Se você está estudando a Verdade e percebeu que ainda não estabeleceu o Reino Divino dentro do seu coração, você precisa corrigir seus pensamentos e mudar o seu interior. Se você acha que já atingiu a máxima sabedoria, está convidado a iniciar o seu próprio movimento ou a continuar a viver num mundo completamente separado. Isso pode soar meio rude, mas aqueles que estão satisfeitos com a maneira como são e não têm vontade de se aperfeiçoar, não merecem ser chamados de buscadores da Verdade.

Existe uma grande diferença entre o estado de espírito daqueles que vivem no nosso mundo tridimensional e daqueles que habitam o Mundo Real da quarta dimensão e além. Da perspectiva dos espíritos superiores do Mundo Real, o nosso mundo parece incerto e instável. Viver aqui é como se estivesse andando no fundo do mar, ou através de uma miragem no deserto. Essa incerteza é a razão por que você não pode se contentar em permanecer como é agora.

Coração iluminado, mente bodhi, ou bodhicitta, significa uma aspiração à iluminação,
ou vontade ou desejo de atingir a iluminação

Enquanto você não tiver uma forte determinação de mudar a si mesmo, o aperfeiçoamento não acontece. Corrija o seu coração e comece novamente. Motive-se; esteja determinado em estabelecer o reino Divino em seu interior. Esse é o ponto de partida, que o Budismo chama de “coração iluminado” ou bodhicitta, em Sânscrito*. O Buda Shakyamuni enfatiza a importância de se ter vontade de atingir a iluminação. As pessoas não podem mudar enquanto não aspirarem a mudança. Elas mudam se receberem uma grande soma em dinheiro? Talvez mudem por um tempo, mas no seu interior elas não mudarão. E se ganharem uma casa? Também podem mudar por um período, mas a sua essência continuará a mesma. Não existe outro meio de estabelecer o paraíso dentro de você que não seja transformando o seu coração. Ninguém pode fazer isso por você.

O reino Divino está dentro de cada um de vocês, e cada um de vocês recebeu a chave para abri-lo. Não existe uma duplicata. A menos que você mesmo o abra com a chave que carrega dentro de si, a porta do reino do coração permanecerá fechada. Você já recebeu todos esses instrumentos, agora precisa despertar para esta simples verdade: através de uma forte determinação irá obter força de vontade para transformar a si mesmo.

Existe uma distância entre o seu atual estado de espírito e o estado que Deus deseja para você. Eu sinto a fervorosa paixão dos espíritos elevados; eles estão ansiosos para despertar as pessoas na Terra, e desejam ardentemente que elas conheçam a Verdade. Mas, não importa o quanto seja forte o anseio desses espíritos, com quanto fervor eles tentem transmitir suas mensagens, as pessoas da Terra consideram essas mensagens como meras palavras impressas em livros. Elas não percebem que os espíritos superiores colocaram seus corações e almas nessas mensagens.

Imagine que você tenha deixado este mundo e se tornado um anjo no mundo espiritual. Como se sentiria ao observar o estado em que as pessoas estão atualmente na Terra? O que você faria? Eu estou profundamente consciente do quanto esses espíritos velam por nós e procuram nos orientar, mas, lamentavelmente, não é possível explicar com clareza o que percebo.

Não obstante, posso ao menos dizer que você tem a chave. Pegue a chave na mão, a chave que está dentro de você. Coloque-a na fechadura e abra a porta do seu coração. A menos que cada pessoa desperte verdadeiramente para a essência divina em seu interior, a energia para a salvação não fluirá. Às vezes você pode imaginar que Deus é injusto. Pode se perguntar por que as pessoas vivem em condições tão diferentes, ambiente, talentos, capacidades, lares, pais, famílias, renda, força física e outras coisas tão diferentes. Você pode culpar Deus e achar que ele é injusto por deixar que essas diferenças existam, mas num aspecto Deus nos trata igualmente: Ele deu a todos nós a chave para abrir a porta interior. Nós somos absolutamente iguais nesse aspecto.

 
“Você já recebeu todos esses instrumentos, agora precisa
despertar para esta simples verdade: através de uma forte determinação
irá obter força de vontade para transformar a si mesmo.”
 

O Segundo Princípio para se
Criar de um Mundo Ideal – Utopia na Sociedade

O termo “prova escrita” refere-se aos ensinamentos bem-estruturados deixados para nós na forma escrita.

Prova teórica” refere-se às teorias que são coerentes e racionais, do ponto de vista lógico.

Prova concreta” significa a ocorrência real de milagres ou fenômenos que estão além do entendimento humano. A Verdade autêntica é confirmada por esses três tipos de prova

O passo seguinte para um mundo ideal é criar a utopia na sociedade. Precisamos permitir que a Verdade – a “prova escrita” dada por Deus – se manifeste neste mundo tridimensional como “prova teórica” e “prova real” *.

Quem provará a autenticidade do que está escrito? Aqueles que leram e compreenderam a Verdade. Eles a provarão utilizando as leis do coração para mudar a sociedade. Você pode ler e entender, por exemplo, que é preciso estabelecer novos princípios econômicos baseados na Verdade, mas você também pode demonstrar o que pode acontecer na sociedade quando esses princípios são colocados em prática. Nada mudará a não ser que você coloque a Verdade em prática no local onde mora e no trabalho.

É importante pensar em como aplicar a Verdade neste mundo tridimensional, em como esclarecer a lógica da Verdade com base na lei de causa e efeito, e como explicar cientificamente a prova teórica. Precisamos provar que a sociedade pode passar por uma reforma, e que agindo de acordo com a vontade de Deus podemos transformar a Terra em Reino Búdico. A menos que experimentemos isto neste mundo tridimensional, e confirmemos com os nossos próprios olhos, não teremos verdadeiramente realizado coisa alguma.

Não se satisfaça com opiniões e julgamentos subjetivos. Não fique eufórico com o orgulho pessoal nem se deixe envenenar pelo seu próprio bem-estar. Comprove por si próprio que as mudanças de fato ocorrem, que a sociedade pode ser reformada, que o mundo pode mudar e que o coração das pessoas pode mudar. Você precisa provar que isso está realmente acontecendo.

Além disso, a transformação que ocorre no interior de cada pessoa precisa se tornar um grande fluxo de amor com poder para influenciar e transformar o coração de muitos. Precisamos provar que o que verdadeiramente possui valor neste mundo não é visível. O que não pode ser visto com os olhos – Deus, amor, compaixão, coragem e fé – possui verdadeiro valor, é significante e tem importância. Estamos vivendo num grande rio de amor, um mundo repleto de riquezas invisíveis. O princípio da utopia só se manifestará realmente quando todos conhecerem e vivenciarem essa realidade. Nesta sociedade, em que as pessoas só acreditam no que vêem, iniciemos um movimento para mostrar às pessoas o valor inestimável do que não é visível.

 
Isto conclui nossa série de excertos do livro The Science of Happiness
Índice
Revista 194:
A Verdadeira Causa do Câncer
Revista 193:
Visita do Mestre à Índia e ao Nepal
Revista 192:
O Caminho para a Saúde Perfeita
Revista 191:
Como Cultivar a Prosperidade
Revista 190:
Ciclo de Palestras do Mestre no Brasil
Revista 189:
Os Métodos de Autoreflexão
Revista 188:
Provações e Independência da Criança
Revista 187:
Seja Infinitamente Amável
Revista 186:
A Maturidade Espiritual
Revista 185:
Sinta o Milagre
Revista 184:
O Caminho da Saúde Definitiva
Revista 183:
Enfrentando os Mares Turbulentos do Destino
Revista 182:
Atrair Novas Ideias & Aprender no Trabalho
Revista 181:
Encontrar a Felicidade na sua Família
Revista 180:
Viver Criativamente
Revista 179:
Utopia no Coração
Revista 178:
Adquirindo uma Consciência mais Elevada
Revista 177:
Os Estágios do Desenvolvimento do Amor
Revista 176:
O Caminho do Sucesso
Revista 175:
Enfrentando a Depressão
Revista 174:
Gestão Baseada no Tempo
Revista 173:
Viver para Amar
Parte 2
Revista 172:
Viver para Amar
Parte 1
Revista 163:
Como superar o Perfeccionismo
Revista 162:
Como vencer a doença
Revista - Maio de 1997
Sinalização para a Felicidade - Parte II
Revista - Abril de 1997
As Circunstâncias Espirituais de uma Guerra
Revista - Abril de 1997
Sinalização para a Felicidade - Parte I
Revista - Março de 1997
Como evitar espíritos obsessores
Revista - Março de 1997
O Prelúdio da Nova Era
Revista - Janeiro de 1997
O Correto Conhecimento do Mundo Espiritual
Revista - Janeiro de 1997
Um Dia, Uma Vida
   
Templo Happy Science
Rua Domingos de Morais, 1154 - Vila Mariana - SP
Tel: (11) 5088-3800
© Copyright 2009 ~ 2017
40 usuários online